cover
Tocando Agora:

Cotação Atual do Cacau BR

Disparada na cotação da commodity pode influenciar custo até dos ovos de Páscoa de 2025

Cotação Atual do Cacau BR
Cotação Atual do Cacau BR (Foto: Reprodução)


Os fabricantes de chocolate esperam um segundo semestre mais desafiador devido ao aumento de custos relacionados ao cacau, que enfrenta uma das maiores crises de oferta das últimas décadas. Em resposta, o preço do chocolate, que no Brasil já acumula alta de até 18% entre janeiro do ano passado e maio deste ano, segundo a empresa de pesquisa de mercado Kantar, deve sofrer novos aumentos.

“Veremos o preço da commodity continuar subindo. E, nesse caso, ajustaremos os preços”, disse Ana Manz, diretora financeira da Nestlé, em teleconferência com analistas. A companhia, que se beneficiou de preços mais favoráveis nos primeiros meses do ano devido a estratégias de proteção (hedge, em inglês), não vê esse cenário se repetir daqui em diante, e espera margens menores na segunda metade do ano.

Segundo projeções da Organização Internacional do Cacau (ICCO, na sigla em inglês), a demanda mundial pelo produto deve superar a oferta em 439 mil toneladas na safra 2023/24 (de outubro de 2023 a setembro de 2024), a terceira temporada consecutiva com déficit na produção global.

Como resultado dessa crise na oferta mundial da principal matéria-prima do chocolate, os preços alcançaram patamares recordes na bolsa de Nova York. Em abril, a tonelada do cacau alcançou pela primeira vez o valor de US$ 11.878. Nos últimos 12 meses encerrados em julho, a valorização da commodity no mercado internacional chega a 121%, segundo cálculos do Valor Data.

Comentários (0)