cover
Tocando Agora:

Ministra visita indígenas feridos em conflito com fazendeiros em Itapetinga

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, chegou na Bahia nesta segunda-feira (22) para acompanhar a investigação do ataque a pessoas da Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, situada no sul da Bahia. A indígena Maria Fátima Muniz de Andrade, do povo Pataxó Hã Hã Hai, foi morta e o cacique Nailton Muniz Pataxó, foi baleado, no domingo (21), em Potiraguá, na região sudoeste do estado.

Ministra visita indígenas feridos em conflito com fazendeiros em Itapetinga
Ministra visita indígenas feridos em conflito com fazendeiros em Itapetinga (Foto: Reprodução)


Foto: Leo Otero/MPI

Os suspeitos do ataque a tiros são fazendeiros, presos em flagrante no domingo. Um indígena que estava com um arma artesanal também foi detido. Entre os feridos está ainda uma mulher que teve o braço quebrado e outras pessoas hospitalizadas, mas sem risco de morte. O cacique passou por cirurgia no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. A comitiva liderada pela ministra desembarcou no Aeroporto de Ilhéus, por volta das 10h desta segunda-feira (22).

Foto: Reprodução/Redes Sociais

“A questão indígena é uma questão nacional, que envolve governo federal, estadual e municipal e aqui está mostrando isso. É importante garantir essa segurança no nível municipal, estadual e federal para que o povo tenha liberdade e tranquilidade dentro do seu território”, disse Guajajara à TV Bahia.

Comentários (0)