cover
Tocando Agora:

Empresário investigado pela PF diz ter “comprado” dezenas de prefeitos na Bahia

Quinta feira 12 de fevereiro de 2026.

Empresário investigado pela PF diz ter “comprado” dezenas de prefeitos na Bahia
Empresário investigado pela PF diz ter “comprado” dezenas de prefeitos na Bahia (Foto: Reprodução)

O empresário Evandro Baldino do Nascimento, sócio de empresas ligadas à construção civil, é citado em diferentes linhas de investigação da Polícia Federal na Operação Overclean, que apura suspeitas de desvio de recursos de emendas parlamentares, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. Segundo informações da coluna de Mirelle Pinheiro, no Metropoles, Baldino teria “comprado” apoio de prefeitos baianos.

Mensagens obtidas pela investigação indicam que Evandro disse a um interlocutor que teria “comprado” dezenas de prefeituras baianas. Em uma das conversas, ele relata ter fechado acordos com 38 prefeitos e estar em negociação com outros 60 gestores municipais.

— Crédito: Reprodução

Em outro diálogo, o empresário conversa diretamente com o prefeito de Riacho de Santana, João Vitor (PSD), tratando do envio de valores, mencionando depósitos fracionados e encaminhando comprovantes bancários.

Evandro Baldino já exerceu mandato como vereador e presidiu a Câmara Municipal de Várzea do Poço. Nos últimos anos, passou a atuar no ramo de infraestrutura e pavimentação, mantendo vínculos com empresas investigadas pela Polícia Federal, entre elas a Allpha Pavimentações e a Construtora Impacto.

— Crédito: Reprodução

De acordo com a PF, ele teria atuado como articulador logístico e operacional em supostas fraudes em licitações nos municípios de Oliveira dos Brejinhos e Campo Formoso, base política do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA).

Ainda segundo as investigações, Baldino intermediava contratos entre prefeituras e empresas e participava de negociações para direcionamento de obras financiadas por emendas parlamentares.


*Bahia Notícias